Auditoria Contábil é na eCONGEO

A eCONGEO é capacitada para realizar uma completa auditoria nas obrigações acessórias federais que sua empresa esta enviando ao Fisco relativas aos períodos ainda não prescritos. E esse trabalho permiti que sua empresa se antecipe ao Fisco, detectando erros e promovendo as correções necessárias e assegura que os dados que sua empresa já enviou para a Receita Federal estão corretos, evitando que ela caia na malha fina.

BENEFÍCIOS:

  1. Permitir que você realize suas operações mercantis com mais segurança, mais agilidade, ganhando credibilidade e gerando economia de tempo e dinheiro para sua empresa;
  2. Ter maior precisão na conferência das informações prestadas nos documentos fiscais federais, evitando a inscrição em Dívida Ativa da União;
  3. Identificar erros ou divergências no preenchimento dos documentos fiscais DIPJ, DCTF, DARF, PER/DCOMP, DACON e DIRF;
  4. Reduzir a possibilidade de recolher tributos com códigos incompatíveis com o regime tributário federal adotado pela empresa;
  5. Reduzir o risco de receber multas ou autos de infrações, por parte da RFB, pelo preenchimento errôneo de documentos fiscais;
  6. Antecipar-se a correção dos documentos fiscais enviados à RFB, antes que a própria Receita identifique os problemas;
  7. Reduza o tempo na conferência das declarações fiscais enviadas ou a enviar à RFB, gerando economias para a empresa.

NÍVEIS DE ANÁLISE:

  1. Verificação de todos os lançamentos efetuados na DCTF, confrontando e analisando os DARFs pela referência, período de apuração, grupo do tributo, código da receita, periodicidade, data do recolhimento e valores recolhidos;
  2. Cruzamento das informações da DCTF com a PER/DCOMP, identificando e analisando as compensações realizadas;
  3. Cruzamento das informações da DCTF com a DACON, nos tributos PIS/PASEP e COFINS, verificando os lançamentos das contribuições;
  4. Análise das declarações, de acordo com o regime tributário federal adotado pela empresa, a partir do ano-calendário de 2005, em todas as versões dos programas da SRF;
  5. Verificação dos lançamentos internos efetuados na DIPJ;
  6. Cruzamento dos Valores dos Impostos a Pagar declarados na DIPJ, com os Valores dos Débitos Apurados declarados na DCTF, identificando o período de referência das informações;
  7. Cruzamento dos Valores das Receitas e Vendas Canceladas declarados na DIPJ, com os Valores das Receitas e Vendas Canceladas declarados na DACON, identificando o período de referência das informações;

METODOLOGIA:

Nossa metodologia permite a correção IMEDIATA de todas as inconsistências, erros ou divergências encontrados nas análises e é realizada da seguinte forma:

1º Passo: ENVIO DOS ARQUIVOS – Sua empresa nos envia os arquivos que já foram enviados à Receita correspondentes ao período que você quer auditar. Arquivos com a extensão *.DEC.

2º Passo: TRIAGEM E PREPARO DOS ARQUIVOS – Nossa equipe confere se os arquivos estão corretos e correspondem àqueles exigidos por lei, de acordo com o Regime de Tributação ao qual sua empresa está obrigada. Ex: Optantes do Lucro Real (12 arquivos da DACON, 12 arquivos da DCTF, 1 arquivo da DIPJ, 1 arquivo da DIRF, 1 arquivo do SPED Contábil e 12 arquivos do SPED Fiscal ou do Sintegra).

3º. Passo: AUDITORIA DIGITAL – Utilizando softwares de última geração com os parâmetros e os mesmos critérios utilizados pela Receita, faremos o cruzamento dos dados contidos nos arquivos, identificando individualmente os itens que estão em divergência, inconsistentes, com informações ou valores incorretos.

4º Passo: APRESENTAÇÃO DO RESULTADO – Você e seu contador receberão os relatórios contendo os erros e inconsistências identificados e também as orientações pertinentes, visando facilitar as correções a serem realizadas.

5º Passo: CORREÇÕES E AJUSTES – De posse dos relatórios, seu contador fará os ajustes e correções necessárias e transmitirá ao Fisco as respectivas Declarações Retificadoras. Apenas aquelas relativas aos meses onde foi realizada alguma modificação ou correção.

6º Passo: VERIFICAÇÃO FINAL – Sua empresa nos envia os arquivos relativos às Declarações Retificadoras transmitidas e nós fazemos uma nova AUDITORIA DIGITAL, idêntica à descrita no 3º passo. O objetivo é verificar se os erros ou inconsistências foram CORRETAMENTE e COMPLETAMENTE sanados.